mardi 5 juin 2012

SÃO VICENTE/SP



Na cidade de São Vicente, primeira vila do Brasil, na mesma praça onde se encontra a biquinha que desde 1553 os vicentinos bebem da sua fonte, na mesma praça onde o Padre Anchieta catequisava, ali se encontra uma tradicional feira de doces com 22 boxes modernos que garantem a higiene e a beleza do local. Sem falar é claro da gostosura dos mais variados doces e bolos. É ponto turístico obrigatório para quem vai a São Vicente. A feira dos doces funciona todos os dias até as 23:00 horas.



PARQUE CULTURAL VILA DE SÃO VICENTE

Por: Valdemir Mota de Menezes

PARQUE CULTURAL VILA DE SÃO VICENTE

Na primeira Vila do Brasil, a cidade de São vicente/SP importante cidade da área metropolitana de Santos, no litoral paulista, se encontra incrustado no centro da cidade o PARQUE CULTURAL VILA DE SÃO VICENTE que é um conjunto arquitetônico colonial do século XVI feito para retratar a vida cotidiana daqueles tempos. No local se encontra tavernas e lojas, tudo fazendo lembrar o estilo de vida da época da fundação da cidade. Nos finais de semana costuma haver apresentações de Choro e MPB que atrai turistas. As telhas que recobrem as casas desta vila foram encomendadas de Minas Gerais e são produzidas nos formatos que os escravos faziam nas coxas. Ao entrar nesta vila o visitante parece viajar ao passado pelo aspecto das construções rústicas que caracteriza a época.

GOOGLE EARTH E GEOGRAFIA

GOOGLE EARTH E GEOGRAFIA


Vê a escola através da ferramenta das imagens de satélites fornecida pelo Google Earth é fascinante. Hoje qualquer pessoa do mundo pode explorar o mundo através desta ferramenta. Imaginem que o professor de Geografia foi tremendamente abençoado por esta inovação tecnológica. Com esta ferramenta o professor pode viajar com os alunos através dos campos e planices de todo o planeta, visitar a Europa, caminhar pelas ruas de Jerusalém. Navegar pela internet ao mesmo tempo que navega pelos rios Eufrates, Nilo, Jordão e o gigante Amazonas...

Já matei minha curiosidade explorando não somente a escola que estou fazendo o estágio de História, mas também já vi minha casa com os olhos do satélite, já visitei as propriedades alheias, sem cometer o crime de Invasão de Domicílio. De vez enquando faço comentários do tipo isso aqui já mudou, ali já foi construído um prédio. Mas a importância destas imagens de satélites é sumamente importante também do ponto d e vista do meio ambiente para que se possa monitorar os desmatamentos. Como membro da Policia Judiciária, esta imagens captadas pelo satélite e que nos é fornecida pelo Google estão cada vez mais fazendo parte de laudos periciais da Polícia Técnico-científica para mostrar a cena do crime, devastação ambiental. Os peritos mais espertos e expertos estão imprimindo imagens do sitio dos eventos, em vez do antigo desenho técnico-pericial.