lundi 24 octobre 2011

ITARIRI EM SÃO PAULO

Esta cidade possui especial importancia na minha vida. Em 21 de Julho de 1985 fui batizado nas águas do rio do Azeite. Em 2006 passei a cultivar um pequeno sítio onde mantenho um pomar com dezenas de espécies de árvores frutíferas, crio animais e converso com Deus todos os fins de semanas. Aqui é o meu retiro espiritural semanal. (Escriba Valdemir Mota de Menezes)



Itariri
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Itariri
Bandeira de Itariri

Brasão de Itariri
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 24 de dezembro de 1948
Gentílico itaririense
Lema
Prefeito(a) Dinamerico
(2009–2012)
Localização
Localização de Itariri
Localização em São Paulo
Itariri está localizado na Brasil
Localização no Brasil
24° 17' 20" S 47° 10' 26" O24° 17' 20" S 47° 10' 26" O
Unidade federativa São Paulo
Mesorregião Litoral Sul Paulista IBGE/2008 [1]
Microrregião Itanhaém IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Iguape, Pedro de Toledo e Peruíbe
Distância até a capital 157 km
Características geográficas
Área 272,777 km² [2]
População 15 471 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 56,72 hab./km²
Altitude 55 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,75 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 84 806,134 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 5 284,53 IBGE/2008[5]

Itariri é um município brasileiro do estado de São Paulo.

O município de Itariri foi criado no ano de 1948 através da Lei nº 233. O nome da cidade têm origem indígena e significa: Ita= pedra e riri=miúda, ainda, segundo alguns especialistas riri pode significar “que rolam”, ou seja Itariri quer dizer “Pedras miúdas” ou “Pedras que Rolam”.

O movimento que nasceu da magnífica campanha de emancipação realizada em 1947 e liderada pelos senhores Francisco Ribeiro Botelho, Henrique Bojikian, Henrique Ferreira Monteiro, Francisco Benedito Barone, Osmar Ferreira Fortuna, João Aristóteles de Andrade e Heicho Fukuti.

A região que em 1880, foi denominada Rio do Azeite, pertencia a freguesia da Prainha, hoje cidade de Miracatu sob jurisdição de Iguape. Joaquim Nardes e Fortunato de Tal, foram os primeiros moradores, e foram atraídos pelas terras férteis, fauna em abundância e belos rios.

O local foi marcado definitivamente com a inauguração em 1914, da estrada de ferro Santos-Juquiá.

A ferrovia foi construída em terras adquiridas de Joaquim Nardes e no local se construiu uma estação e ao seu redor surgiu a vila.

Em 1915, várias famílias de imigrantes japoneses se estabeleceram na região. Dentre elas a família do Sr. Guensho Oshiro. Nessa época José Ferreira Franco, comprou terras de Joaquim Nardes e Benedito Muniz, nas vizinhanças da estação ferroviária. Neste local surgiram as primeiras casas do povoado.

Em 1925, foi construída a Capela de São Benedito, em terreno doado por Benedito Muniz. Neste mesmo ano foi construída a primeira escola de ensino primário. Em 1938, criou-se o distrito de Paz, pertencente ao município de Itanhaem, Comarca de Santos.

A estação de embarque e desembarque da ferrovia recebeu então o nome de Itariry, que tornou-se popular entre todos aqueles que utilizavam o trem e passavam pelo local.

A primeira capela de Itariri surge no ano de 1925. É a Igreja Católica de São Benedito, hoje patrimônio histórico do município. A escolha do padroeiro se dá em razão de uma homenagem ao doador do terreno, onde foi erguido o prédio religioso. Tratava-se de Benedito Muniz, morto em 1919.

Para educação de seus moradores e desenvolvimento do vilarejo, em junho de 1936 é criada a primeira escola com nome de Grupo Escolar de Itariri. Mas de uma década depois, o colégio passa a se chamar Padre Leonardo Nunes em homenagem a um dos primeiros Jesuítas desbravadores da região.

O ano de 1938 é uma data importante na história de Itariri. Sob a administração de Itanhaem e jurisdição de Santos, o núcleo é elevado à categoria de Vila pelo decreto 9.775. Já em 1945 a tentativa de emancipação é frustrada pelo motivo dos impostos arrecadados serem baixos para se considerar uma cidade. A Sociedade Amigos de Itariri é formada em 1947 para juntos lutarem pela emancipação do município.

O objetivo do grupo é alcançado em 24 de dezembro de 1948 com a criação da Lei 233, que eleva Itariri à categoria de município. Em primeiro de janeiro de 1949, o então Presidente da Câmara Municipal de Itanhaem, Octacílio Dantas, realiza a sessão solene de instalação do município, no Grupo Escolar Padre Leonardo Nunes.

Três meses depois, é feita a primeira eleição para escolha do prefeito e vereadores da nova cidade. Quem obteve a vitória foi o candidato José de Almeida Siqueira, tornando-se o primeiro prefeito de Itariri. Como a posse do prefeito e vereadores se deu no dia 9 de abril de 1949, desde então nesta data, se comemora o aniversário de Itariri.
Índice
[esconder]

* 1 Turismo
* 2 Alimentação
* 3 Hospedagem
* 4 Dicas
* 5 Geografia
* 6 Vegetação e Relevo
* 7 Demografia
* 8 Hidrografia
* 9 Rodovias
* 10 Referências
* 11 Ligações externas

[editar] Turismo

Trilha do Salto

Com 15 metros de altura a Cachoeira do Salto é ideal para a prática do cascading e tirolesa. O acesso é feito por nove quilômetros de asfalto e mais dois de trilhas pela Mata Atlântica com nível leve de dificuldade.

Pedra Cara do Macaco

O local é um dos mais indicados para a quem gosta de descidas de rapel, mas por ter descida negativa é aconselhável experiência. O acesso é feito por uma trilha de 980 metros, sendo pouco mais de 300 de aclive pela mata nativa, a cinco quilômetros do centro da cidade pela Estrada do Azeite. O topo da pedra está a 600 metros de altura e proporciona uma vista do vale em que se encontra Itariri.

Sete Quedas

Mais um local para a prática de cascading e tirolesa, a cachoeira de 28 metros fica a 10 quilômetros do centro de Itariri. O acesso é feito por 40 minutos de caminhada por uma trilha de dificuldade média.

Cachoeira do Araribá

A sete quilômetros do centro da cidade é possível encontrar uma pequena cachoeira com piscina natural cercada por pedras. O acesso é feito pela estrada do bairro Igrejinha.

Cachoeira da Italiana

Nas proximidades do Rio do Azeite, também em Igrejinha, a Cachoeira da Italiana é outra opção para quem quer tomar um banho em piscinas naturais, com direito a escorregador na corredeira.

Cachoeira Cabuçu

Uma cachoeira ideal para banho, com três metros de queda, a 14 quilômetros do cetro da cidade. Situada no Rio Cabaçu, a cachoeira fica no distrito de Ana Dias.

Cachoeira do Saltinho

A apenas dois quilômetros do centro de Itariri fica a Cachoeira do Saltinho, na estrada do Rio do Azeite, formada por corredeiras e uma piscina natural.

Pedra da Igrejinha

Com 195 metros de altura está em propriedade particular, mas pode ser visitada com monitores ambientais locais. É de rocha basalto e arenito, e proporciona bela vista aos caminhantes. Há também um rapel que é feito no topo da pedra. Turismo / Ecoturismo: Atividades de ecoturismo: Bóia-Cross, Canyoning, Cavalgada, Corrida de Aventura, Mountain Bike, Off-Road, Pesca, Rapel, Tirolesa, Trekking
[editar] Alimentação

Em Itariri é possível encontrar comidas típicas do litoral e da serra, como pratos a base de peixes e palmito, mas também restaurantes típicos japoneses. A forte influência da colônia japonesa pesa principalmente na mesa da cidade.
[editar] Hospedagem

Itariri possui algumas pousadas próximas à estação ecológica da Juréia, onde é possível se hospedar perto da natureza; além de hotéis no centro da cidade.
[editar] Dicas

Quando for à cidade não esqueça roupas de banho, pois a maioria dos passeios incluem rios e cachoeiras. Leve sempre um bom repelente, já que a Mata Atlântica possui vários insetos. Se visitar Itariri na época de frio não esqueça de incluir na bagagem uma boa blusa, pois as noites são frias e úmidas. Capa de chuva também é recomendável.
[editar] Geografia

Localiza-se a uma latitude 24º17'21" sul e a uma longitude 47º10'28" oeste, estando a uma altitude de 55 metros. Sua população estimada em 2006 era de 15.095 habitantes. Possui uma área de 273 km².
[editar] Vegetação e Relevo

A cobertura das serras do Mar e do Itatins é de mata tropical úmida de encosta. Com muita variedade de espécies como Palmito, Canela, Peroba, Ipê, Jacatirão, Angelim e Jatobá. Nas flores, as bromélias são o maior destaque da floresta da região. A cidade fica a apenas 52 metros de altitude em relação ao nível do mar. Entre a Serra do Itatins e a Serra do Mar, apresenta um relevo bem acidentado. Possui uma área de 294 quilômetros quadrados, o que representa 0,11% da área do estado. O ponto mais alto é o Morro das Três Pontas, a 1240 m de altitude em relação ao nível do mar, no topo da Serra do Itatins, o mais baixo é o centro da cidade, onde fica a estação ferroviária Itariry.
[editar] Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 13.613

* Urbana: 7.445
* Rural: 6.168
* Homens: 6.965
* Mulheres: 6.648

Densidade demográfica (hab./km²): 49,79

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 21,87

Expectativa de vida (anos): 68,30

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,21

Taxa de alfabetização: 89,08%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,750

* IDH-M Renda: 0,688
* IDH-M Longevidade: 0,722
* IDH-M Educação: 0,839

(Fonte: IPEADATA)


A cidade é cravada entre o Vale do Ribeira e o litoral paulista, em plena Serra do Mar, Itariri proporciona uma oportunidade quase única de apreciação do que ainda resta da Mata Atlântica na costa paulista. Nos arredores da cidade estão rios e cachoeiras de fácil acesso, garantia de uma bela paisagem. A potencialidade do local para a prática de esportes de natureza já fez de Itariri palco de corridas de aventura.
[editar] Hidrografia

Os rios que banham o Município são: Itariri, Rio do Azeite, Areado das Pedras, Cabuçu e Guanhanhã, que possuem diversos córregos afluentes. (todos com águas cristalinas e puras)
[editar] Rodovias

* SP-55

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire